Como revestir móveis com tecidos!...

Os tecidos podem ser usados de diferentes maneiras na decoração, como é o caso do revestimento de móveis. A proposta promete inovar a aparência da mobília antiga e deixar cada peça personalizada. Apesar de todas as vantagens que existem no trabalho com têxteis, é necessário seguir as etapas de aplicação e valorizar as combinações no ambiente. 

Ao revestir os móveis com tecidos, a decoração adquire um colorido especial que provém das estampas. A peça pode receber um acabamento a partir da técnica de patchwork colorido, com a que usa retalhos combinados para inovar a estética de maneira customizada. O revestimento do móvel pode ainda ser feito com um pedaço de tecido caracterizado por uma única estampa. 

Por muito tempo o tecido esteve restrito aos móveis estofados, mas aos poucos a realidade está sendo modificada. Agora um item mobiliário corroído pelo tempo pode receber uma camada têxtil e adquirir uma nova aparência, mais descontraída e original. Como o móvel com tecido não atua sozinho na decoração, é necessário se preocupar com as combinações com os demais elementos dentro do cômodo.


Quando o móvel apresenta riscos ou imperfeições na sua estrutura, um novo acabamento com tecido pode fazer milagres. Os designers de interiores aprovam a ideia de combinar uma peça de madeira com têxtil para obter uma peça personalizada e exclusiva. Ao revestir um determinado móvel desgastado com tecido, morador acaba adotando uma postura sustentável. 

A recuperação da mobília com tecidos é uma tendência que veio para ficar e invocar novas estampas nos ambientes. A mistura de retalhos com diferentes padronagens é apenas uma das tantas opções de acabamento, afinal, a peça pode ser restaurada com apenas um tipo de estampa. Por exemplo, se o quarto de casal adota um clima romântico, vale revestir o móvel com tecido floral e delicado. 

O estilo de decoração retrô ou vintage consegue aproveitar ainda mais os móveis revestidos com tecidos. Os traços antigos de cada peça são preservados, mas novas cores, desenhos e texturas inovam a estética. 

Entre as estampas que podem ser aproveitadas no revestimento do móvel, destacam-se: florais, xadrez, poás, geométricos, listras, animais e tropicais. Várias peças são modificadas a partir da proposta, como cômodas, criado-mudo, cadeiras, bancos e mesinha de canto. 

Durante a customização da mobília, é fundamental ficar atento as medidas dos tecidos e fazer os devidos recortes. A colagem também requer eficiência para não comprometer a estética da peça modificada.


Use o bom-gosto e a criatividade para repaginar 

os móveis antigos da sua casa!... 






Beijos no e até a próxima!...

Um comentário:

  1. Adorei esta ideia,curtindo muito seu blog....bjs....
    karla neves.

    ResponderExcluir

Fazer arte é transformar com liberdade e criatividade,

a mais dura matéria na mais singela obra-prima!...